Segmento Química Petroquímica: quais são os produtos petroquímicos?

Segmento Química Petroquímica: indústrias quimicas e seus principais segmentos petroquímicos

Quais produtos são utilizados no segmento quimica petroquimica?

Nossa indústria química e petroquímica, fabrica produtos químicos orgânicos e inorgânicos que trabalham com uma ampla variedade de condições de processo e insumos. Como as condições de processo variam muito e existe muita demanda de equipamentos de troca térmica, as aplicações de Trocadores de Calor, além de serem inúmeras, tem grandes desafios de desenho e performance. A APEMA produz uma ampla gama de produtos de troca térmica, além de Vasos de Pressão, Reatores, Colunas, que podem atender esse mercado desde a produção de produtos orgânicos derivados de combustíveis fósseis como petróleo e gás, assim como produtos inorgânicos baseados em substâncias de origem mineral.
Nossos produtos podem ser encontrados em grandes empresas de complexos petroquímicos que operam com altas temperaturas e pressões até pequenas aplicações em plantas piloto e sistemas simples de pequeno porte.

Os principais produtos são as olefinas (eteno, propeno e butadieno), os aromáticos (benzeno, tolueno e xilenos) e solventes e combustíveis como produtos secundários.

Quais são as perspectivas do segmento quimica petroquímica?

Vizualizamos alguns projetos, mas uma materia recente nos chamou atenção. A primeira fábrica de hidrogênio verde do Brasil ainda nem começou a operar e já estima que quadruplicará sua produção nos próximos anos. A fábrica da Unigel, que deve começar a operar no final de 2023 em Camaçari, na Bahia, espera quadruplicar a produção de hidrogênio verde no país até 2025. A previsão inicial de produção é de 10 mil toneladas de hidrogênio por ano, que serão convertidas em 60 mil toneladas de amônia verde. Estima-se um investimento inicial de US$ 120 milhões (R$ 650 milhões, na cotação atual).

H2E como funciona esse processo de segmento quimica petroquímica?

Através de transformação química, a indústria petroquímica faz uso de frações provenientes das refinarias de petróleo e do gás natural com o objetivo de transformá-los em produtos básicos, intermediários e finais que são utilizados na
produção de fibras, plásticos, borrachas, detergentes, fertilizantes, etc.

H2Sobre a segurança do segmento quimica petroquímica

Você deve estar se perguntando sobre a segurança em setores químicos, e podemos afirmar que a questão da segurança é a primeira que vem à mente. Analisando
as fichas de segurança dos produtos químicos, em seguida relatórios e estruturas para recebimento dos produtos.

Atentando-se também a segurança do transporte, que devem levar os produtos com máximo cuidado.

Aprimorando constantemente os produtos, os serviços e o sistema de gestão da qualidade, a APEMA é certificada ISO 9001-2015, possui o Certificado de Registro Cadastral Petrobrás (CRC) e está autorizada a fabricar equipamentos com o selo ASME – U Stamp.

Realize sua cotação conosco!

Posts Similares